Destaques

  • Prática de conjunto
  • Projeto de Extensão
  • Conjunto de Violões
  • Novos intérpretes
  • cvda.ufmt

Sobre este Blog

Criado com o propósito de divulgar a produção do Conjunto de Violões do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Mato Grosso. O conjunto é formado por jovens instrumentistas e conta com a direção da Profa. Dra. Teresinha Prada.

Clipping: Professora da UFMT coordenará Simpósio


Professora da UFMT coordenará simpósio na 61ª Reunião Anual da SBPC

A professora do curso de Música e do Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Teresinha Rodrigues Prada Soares, vai coordenar o simpósio “Imagens da cultura amazônica nas artes: a metáfora em vez do locus”, na 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada em Manaus (AM), de 12 a 17 de julho. O evento contará com 175 atividades, entre conferências, simpósios, mesas-redondas, grupos de trabalho, encontros e sessões especiais, além das cinco sessões de pôsteres, nas quais estão previstas as apresentações de mais de dois mil trabalhos científicos.

O simpósio “Imagens da cultura amazônica nas artes: a metáfora em vez do locus” será realizado no dia 15 de julho, no auditório Rio Javari, campus da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A professora Teresinha Prada terá sua fala voltada para o tratamento dos temas amazônicos na música brasileira de concerto, enfocando especialmente os compositores da vertente contemporânea, em recente produção.

O simpósio contará com as participações do professor Mário Lima Brasil, do Departamento de Música da Universidade de Brasília (UnB) e da professora Dilma de Melo Silva, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). O professor Mário Brasil falará sobre o contexto das óperas apresentadas em festivais, destacando a produção no Teatro de Manaus. Já a professora Dilma de Melo centralizará sua exposição nos mitos amazônicos.

“Apesar de ser uma reunião de feição científica, no termo mais estrito da palavra, cada vez mais os temas culturais vêm sendo tratados com destaque e reconhecidos como produção de conhecimento intelectual e de caráter científico, fruto da luta de sociedades científicas voltadas para a arte”, observa Teresinha Prada. Para a professora, as Ciências Humanas têm demonstrado sua produção de peso e terão a oportunidade de uma reunião, durante a SBPC, com a presidência do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), de discutir a pauta de reivindicações da área.

61ª Reunião Anual da SBPC

A abertura da Reunião ocorrerá no dia 12 de julho, às 19h, no Teatro Amazonas. As atividades ocorrerão no campus da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), entre os dias 13 e 17. A expectativa é que mais de 18 mil pessoas participem do evento, entre pesquisadores, docentes, estudantes do ensino básico e superior, além de autoridades e gestores do sistema de ciência, tecnologia e inovação (CT&I).

A maior parte das atividades será desenvolvida em torno de 13 núcleos temáticos: Amazônia: questões nacionais, multilaterais e mundiais; Ano Internacional da Astronomia; Clima, Água e Ambiente; Comunicação (Mídia) Amazônica; Culturas Amazônicas, Conhecimentos Científicos e Saberes Tradicionais; Desenvolvimento da Amazônia; Direitos e Titularidades; Educação; Geoprospecção e Recursos Minerais; História Natural e Humana; Ocupação da Amazônia e Expedições Científicas; Saúde Humana; e Tecnologia: Passado, Presente e Futuro. Os assuntos abordados contemplarão, em boa parte, os gargalos e desafios da Amazônia em CT&I, especialmente nas áreas consideradas cruciais para o desenvolvimento sustentável da região.

Além da programação sênior, que inclui propostas de atividades de cerca de 40 sociedades científicas, a Reunião Anual da SBPC em Manaus também contará com eventos paralelos: SBPC Jovem, programação voltada para estudantes da rede de ensino básica; EXPOT&C, mostra de projetos de ciência e tecnologia; SBPC Cultural, atividades com ênfase nas expressões e valores artísticos locais e regionais; e Feira de Livros, espaço para editoras e livrarias.

Equipe de Redação UFMT
www.ufmt.br
free counters